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Mapa de Empatia

Quando se tem muita informação de campo e é preciso organizá-la para gerar um melhor entendimento do público-alvo, de forma a ganhar empatia.

Características

Duração Média

Participantes

  • Atitudinal;

  • Qualitativa;

  • Adaptada;

  • Avaliativa;

  • Observacional;

Nível

  • Médio

Material

  • Template

O QUE É

É uma ferramenta bastante útil para sintetizar e organizar as informações sobre o usuário, gerando um melhor entendimento sobre suas necessidades.


Possibilita a organização dos dados da fase de imersão de forma a prover entendimento de situações de contexto, comportamentos, preocupações e até aspirações do usuário (ou outros atores estudados).

APLICAÇÕES

Pode ser usado para registrar momentos de uma observação ou entrevista com usuário.

Deve-se criar um diagrama dividido em seis áreas cujo centro é a caracterização do usuário investigado (nome, características pessoais, renda etc.). Cada área do diagrama é preenchida com as seguintes perguntas sobre o usuário:

“O que o usuário enxerga?”

Descrição do que o usuário vê em seu ambiente;

 

“O que o usuário ouve?”

Descrição de como o ambiente influencia o usuário;

 

“O que o usuário realmente pensa e sente?”

Exercício visando entender como funciona a cabeça do usuário;

 

“O que o usuário diz e faz?”

Exercício visando entender de que forma o usuário se comporta em público e o que ele pensa;

 

“Quais são as dificuldades do usuário?”

Descrição dos empecilhos notados pelo usuário durante a experiência.

 

“Quais são as conquistas do usuário?”

Descrição dos aspectos positivos e promissores do ponto de vista do usuário.

 

O Mapa de Empatia serve como base para a identificação de necessidades do usuário e oportunidades para o projeto, e pode ser usado como insumo na fase de Ideação.

MATERIAIS DE APOIO

VIANNA, M.; VIANNA, Y.; ADLER, I. K.; LUCENA, B. RUSSO, B. Design Thinking: inovação em negócios. Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

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