Características
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Atitudinal;
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Qualitativa;
Duração Média
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Participantes
3 a 5 participantes
(no mínino)
Nível
Muito Simples
(1/5)
Material
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Superfície plana (lousa, mesa ou parede);
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Cartões adesivos de coloridos ou blocos de papel tipo "post it";
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Canetas e marcadores.
O QUE É
Trata-se de uma ferramenta de organização e visualização de informações como conceitos, ideias, observações, requisitos, etc., por meio da utilização de papel (cartões, post-its) ou até mesmo de forma digital, agrupando-os com base em afinidade, similaridade, dependência ou proximidade. Assim, as ponderações dos participantes serão consideradas e analisadas em perspectiva do todo. Pode ser utilizada na etapa de Inspiração como ferramenta de organização das informações coletadas anteriormente (Compreensão) ou como ferramenta de agrupamento de ideias e propostas na etapa de Ideação, sendo complementar ao Brainstorming e outras ferramentas de geração de ideias.
O objetivo do Diagrama de Afinidades é tornar mais prática e rápida a organização e correlação de um grande volume de ideias, informações ou insights advindos de reuniões, enquetes e pesquisas de opinião.
APLICAÇÕES
Recomenda-se a utilização do Diagrama de Afinidades para as etapas de Inspiração e Ideação, momentos os quais dá-se foco na definição e geração de ideias, levantamento de questões, requisitos e dados, o que comumente resulta na necessidade de organização e análise de um grande volume de informações e dados. Porém, problemas mais simples de serem solucionados geralmente fazem com que as informações levantadas sejam menos numerosas e pouco variadas nas discussões.
COMO UTILIZAR
1. Participantes
Quanto maior o número de pessoas e mais multidisciplinar a equipe, maior será o volume de informações e dados coletados para o diagrama.
2. Contexto para aplicação da dinâmica
Após a coleta de dados ou da geração de ideias, é necessário analisar e fazer a síntese das informações existentes. Pode-se realizar reuniões com o grupo para identificar padrões e correlações entre os dados que foram coletados ou para organizar as propostas e inspirar ainda mais a geração de ideias em sessões de ideação colaborativa. Para isso, a dinâmica, os temas ou problemas devem ser informados aos participantes, no intuito de contextualizar e direcionar para o objetivo ao qual a dinâmica está sendo aplicada. Por exemplo, no caso de sua utilização em um contexto de testes de usabilidade, as tarefas a serem realizadas pelos usuários devem ser definidas ou expostas neste momento.
3. Materiais
No caso da aplicação por meio físico, recomenda-se a utilização de um grande número de cartões com cores variadas, como post-it, por exemplo, para que os participantes possam preencher e agrupar de acordo a afinidade das informações ou dados, de forma facilitada e intuitiva. Estes materiais podem ser distribuídos em uma mesa, fixados ou disponibilizados em quadros. A atividade também pode ser realizada no meio digital, caso haja a disponibilidade de uso de uma ferramenta que simula tal experiência em grupo, como o Miro, Jamboard ou Figma, por exemplo.
4. Aplicação
No caso de já haver uma definição prévia dos temas abordados pelas informações e dados a serem trabalhados na dinâmica, é possível a utilização de cartões-chave representando cada tema. Estes temas servem para categorizar as informações e o conteúdo disponível ser organizado por afinidade, similaridade, dependência ou proximidade aos temas.
Caso ainda não haja definição dos temas, é possível iniciar a dinâmica em um sentido de baixo para cima, hierarquicamente. Dessa forma, a afinidade, similaridade, dependência ou proximidade dos dados será percebida ao longo do preenchimento dos cartões e os cartões-chave começarão a surgir a partir destes agrupamentos gerados de forma orgânica.
5. Fase final
Após o agrupamento de todos os cartões de acordo as afinidades, torna-se possível a visualização do diagrama gerado na dinâmica. Neste momento, caso necessário, os cartões podem ser avaliados e modificados, visando um refinamento do diagrama em caso de haver cartões iguais ou alocados em grupos de forma errada.
MATERIAIS
Para construir o Diagrama de Afinidades são recomendados alguns materiais, por exemplo:
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Cartões* adesivos de cores variadas;
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Marcadores e canetas;
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Lousa ou espaço reservado à disposição dos cartões;
* Baixe o Passo a Passo e use o modelo de cartões coloridos da Projectool.
NÚMERO DE PARTICIPANTES
Recomenda-se no mínimo de 3 a 5 participantes.
Não há número máximo, desde que a viabilidade da realização da atividade não seja comprometida.
MATERIAIS DE APOIO
RABELLO, Guilherme. Diagrama de afinidades: tudo sobre a técnica do design thinking. Sitware, 2021. Disponível aqui.
MARTIN, B.; HANINGTON, B. Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Rockport Publishers, 2012.