top of page

Workshop de Cocriação

É uma ferramenta criativa e colaborativa que visa idear soluções em conjunto com stakeholders do projeto.

Características

  • Atitudinal; 

  • Qualitativa.

Duração Média

–––

Participantes

6 pessoas
(no mínimo)

Nível

Moderado

(3/5)

Material

  • Papel

  • Caneta

  • Lápis

  • Borracha

  • Post its

  • Computador

  • Google Agenda, Teams.

  • Miro, Jamboard.

O QUE É

A cocriação é uma ação de colaboração presente em diversas abordagens do Design, especialmente no Design Thinking e no Design de serviços, e que possibilita criar e tomar decisões em conjunto. De acordo com os autores Stickdorn e Schneider (2014) e Vianna et al. (2012), a ação é realizada por meio de workshops ou sessões colaborativas direcionadas à ideação de soluções por meio da participação de pessoas com envolvimento direto ou indireto no projeto, como funcionários, designers, executivos, usuários ou outros stakeholders. Sua realização pode ser de maneira presencial ou em ambiente virtual, desde que os participantes participem de maneira síncrona. 

APLICAÇÕES

A ação está relacionada à fase de ideação nos projetos, uma vez que o processo colaborativo de geração de ideias pode servir como estímulo à criatividade dos envolvidos.

COMO UTILIZAR

  1. Identificar o problema projetual a ser abordado na sessão cocriativa.

  2. Definir se a sessão cocriativa será realizada de maneira presencial ou on-line:

    • Caso presencial, preparar uma sala para a realização do workshop com mesas e cadeiras de maneira não convencional (posicionadas em formato circular, por exemplo).

    • Caso seja em ambiente virtual, preparar o workshop em uma agenda em plataforma de videoconferências (como o Google Agenda, Teams, etc.) com os participantes. Além disso, utilize como apoio uma ferramenta de colaboração (como o Miro, Jamboard, etc.).

  3. Definir um cronograma com 4 momentos: “quebra-gelo”, cocriação, pausa para os “comes e bebes” e apresentação de soluções.

  4. Preparar uma dinâmica inicial para “quebrar o gelo”, com o intuito de criar uma relação de confiança entre os participantes.

  5. Preparar um café para compartilhar com os participantes para o momento de pausa para descompressão.

  6. No dia da sessão, iniciar o processo com a dinâmica de quebra-gelo em grupo, para “ativar” o processo criativo.

  7. Após o quebra-gelo, abrir a discussão da sessão cocriativa com uma explicação aos participantes em relação ao seu funcionamento, dando ênfase à participação equitativa e sem filtro.

  8. Realizar uma pausa, em tempo determinado, para que os participantes possam compartilhar o café e descansar.

  9. Retomar a dinâmica de cocriação com os participantes.

  10. Realizar, junto aos participantes, a apresentação das soluções desenvolvidas ao longo da sessão cocriativa

Âncora 1

Caso queira fazer de maneira presencial:

 

  • Papel;

  • Caneta;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Post its.

 

Caso queira fazer em ambiente virtual:

 

  • Computador;

  • Agenda em plataforma de videoconferência (Google Agenda, Teams, etc.);
  • Ferramenta de colaboração (Miro, FigJam, etc.).

NÚMERO DE PARTICIPANTES

Pelo menos  6 pessoas. Pode ser realizada diversas vezes com grupos menores.

MATERIAIS DE APOIO

Cabeçalho 5

STICKDORN, Marc; SCHNEIDER, Jakob. Isto é design thinking de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.


VIANNA et al. Design thinking: inovação em negócios.Rio de Janeiro: MJV Press, 2012.

O que achou desta ferramenta? Compartilhe conosco a sua experiência!

bottom of page