Características
-
Atitudinal;
-
Qualitativa.
Duração Média
Indeterminado
Participantes
1 - 10
Nível
Médio
Material
-
Papel;
-
Post-its;
-
Computador;
-
Trello;
-
Miro;
-
Mural;
-
Figma.
O QUE É
É uma ferramenta utilizada para iniciar projetos. O significado de sua sigla é definido como Certezas, Suposições e Dúvidas. Ela tem o intuito de reunir todas as certezas, suposições e dúvidas entre os integrantes da equipe, de modo que todos estejam cientes das informações disponíveis. Através de sua aplicação, a gestão das informações e do conhecimento é feita de maneira organizada, evitando possíveis erros e atrasos na execução do projeto.
APLICAÇÕES
-
No início do projeto
A Matriz CSD pode ser utilizada na fase inicial do projeto. Nessa etapa, o grupo deve reunir o máximo de informações possíveis sobre o briefing, para determinar o objetivo do projeto.
-
Antes de ir a campo
Em determinados projetos, existem as etapas de pesquisa e preparação que antecedem à fase de execução. Nessas fases, pode-se recorrer à Matriz CSD para a elaboração de entrevista e observação do usuário, por exemplo. Importante para identificar o que já se sabe e o que ainda precisa ser investigado no campo.
-
Após a fase de campo
Após a coleta dos primeiros dados, a Matriz CSD pode ser revista e reavaliada. Nessa etapa, é comum que algumas dúvidas presentes na fase inicial do projeto, tornem-se certezas, e que as certezas, por sua vez, passem a fazer parte do quadro de suposições. No fim, tudo se transforma com o desenvolver do projeto.
-
No final do projeto
Nessa fase, os grupos reúnem-se para avaliar o que ainda precisa ser aperfeiçoado e o que necessita ser ajustado, para assim então, fazer a entrega final. Nesse mesmo momento, também é comum que os membros dos grupos expressem suas maiores dificuldades e o que poderia ter sido modificado durante a execução do projeto. A partir desses pontos, a Matriz CSD pode ser consultada para validar informações acerca do projeto, possibilitando assim uma melhor entrega.
COMO UTILIZAR
Inicialmente, deve-se separar cada sigla (certezas, suposições e dúvidas) em colunas diferentes. Essa atividade pode ser desenvolvida no papel, em post its, no computador ou em até ferramentas de gestão de tarefas, como o Miro.
-
Escreva todas as informações que parecem ser verídicas e as coloque na coluna de Certezas;
-
Quando ocorrem opiniões divergentes sobre um ou mais assuntos, adicione-as em Suposições;
-
Todas as informações que sejam desconhecidas ou que não possuam uma definição concreta, devem ser colocadas na coluna de Dúvidas.
As informações utilizadas correspondem a tudo que está relacionado ao problema do projeto, como os objetivos, os processos, as aspirações etc.
A Matriz CSD deve ser aplicada com intuito de reunir o maior número de possibilidades distintas. Desse modo, se existem divergências de opinião, escreva-as todas mesmo assim. É essencial que ocorra diversidade dentro da Matriz.
Essa ferramenta pode ser utilizada tanto em atividades em grupo, quanto de maneira individual. A Matriz CSD pode ser consultada em qualquer ocasião, desde o briefing até a execução e a finalização do projeto. Dessa forma, não há necessidade de utilizá-la somente na fase inicial do projeto.
MATERIAIS DE APOIO
Cabeçalho 5
COMO iniciar um projeto com a Matriz CSD? [Porto Alegre]: Dinamize, 2023. Disponível em: <https://www.dinamize.com.br/blog/matriz-csd/>.
FONSECA, Kakau. Matriz CSD: Tudo o que você precisa saber. UX Collective, 2021. Disponível em: <https://brasil.uxdesign.cc/matriz-csd-tudo-o-que-voc%C3%AA-precisa-saber-897e39c797e7>.
MUNIZ, Anna. Matriz CSD no processo de pesquisa e desenvolvimento de produtos. O Pan Eh Tech. 2020. Disponível em: <https://medium.com/opanehtech/matriz-csd-no-processo-de-pesquisa-e-desenvolvimento-de-produtos-a895a89df42b>.
LIMA, Sheylla. Você já se encontrou sem ideia de por onde começar um projeto? UX Collective, 2022. Disponível em: <https://brasil.uxdesign.cc/voc%C3%AA-j%C3%A1-se-encontrou-sem-ideia-de-por-onde-come%C3%A7ar-um-projeto-4d041fa93b3>
TARMANN, Thais. Matriz CSD como base para um plano de ação em projetos. Medium, 2019. Disponível em: <https://ttarmann.medium.com/matriz-csd-como-base-para-um-plano-de-a%C3%A7%C3%A3o-em-projetos-45c77e739f77>