top of page

Persona

Persona é uma ferramenta que descreve pessoas fictícias, baseadas nos resultados de uma pesquisa desenvolvida com pessoas reais.

Características

Duração Média

  •  Qualitativa; 

  • Comportamental

Participantes

2 - 10

Nível

Médio

Material

  • Formulários;

  • Notas com informações sobre os usuários;

  • Pesquisas em fontes secundárias

  • Planilhas;

  • Post-its;

  • Fotos genéricas de usuários.

O QUE É

Persona é a representação fictícia dos diferentes tipos de usuário, baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas. Personas são uma ferramenta de segmentação de mercado.

 

É através da persona que é possível identificar os principais aspectos e características de quem utiliza o artefato ou serviço que você está desenvolvendo, bem como suas necessidades, frustrações e desejos.

APLICAÇÕES

Ao serem utilizadas em negócios, as personas podem estrategicamente alcançar seu grupo, pois elas têm a capacidade de ilustrar para todo o público, incluindo a equipe de design, a proporção do problema que se está tratando e as pessoas cujas vidas vão ser diretamente afetadas.

Alguns motivos capazes de demonstrarem a importância da criação de personas para um negócio se dão, por exemplo, na capacidade de determinar o tipo de conteúdo que se precisa criar para atingir os objetivos estabelecidos; na possibilidade de definir o tom e o estilo do conteúdo do negócio; ao ajudar a desenhar as estratégias de marketing, apresentando o público que deve ser focado; na capacidade de definir os tópicos sobre os quais se deve descrever e; na possibilidade de entender onde o público busca suas informações e como querem consumi-las.

Botão PERSONA

COMO UTILIZAR

Uma persona é uma representação das necessidades, pensamentos e objetivos do público.

 

Partindo-se dessa premissa, deve-se pensar em uma persona como um usuário característico ou ideal. Dessa forma, isso ajudará a evitar que se generalize todos os usuários e que se pense que todos têm as mesmas necessidades e objetivos. Isso evitará também que se pense que os usuários utilizam os produtos e serviços  de uma mesma maneira. As personas são projetadas para ajudar a ter empatia com as pessoas que podem usar esses produtos e serviços, então deve-se pensar nelas como uma biografia que se pode encontrar em um site social e não como uma descrição do trabalho.

 

Aplicar notas de uma entrevista ou pesquisa em fontes secundárias, de modo a identificar os padrões de informação. A partir destes dados, deve-se elaborar as personas que representam os principais usuários. Cada um deve possuir uma história e um caso ligeiramente diferentes. Em algumas situações, é importante considerar perfis extremos. 

 

Escreva uma descrição para caracterizar cada persona, atribuindo elementos como:

 

  • Nome;

  • Idade;

  • Gênero;

  • Estado civil;

  • Ocupação;

  • Hobbies etc.

 

Essa lista pode ser criada e compartilhada em um editor de texto como o Google Docs, por exemplo.

 

Criar um cenário no qual essa persona utilize o produto ou serviço. Quais seriam as motivações, objetivos e necessidades deste usuário? Quais são suas principais dificuldades e desafios?

 

Aperfeiçoar a persona incluindo uma imagem, preferencialmente uma foto, nome e citação que expresse as necessidades e objetivos do usuário.

 

Obter feedback sobre as personas criadas.

 

Reservar um tempo para fazer alterações nas personas com base no feedback, caso seja necessário. É possível que possam ser criadas até oito personas diferentes para um projeto. Dessa forma, deve-se tentar organizar e agrupar personas semelhantes, com intuito de eliminar possíveis duplicidades.

 

MATERIAIS DE APOIO

FARIAS, G.S. Persona de design: O que é? Como fazer? Medium, 2018. Disponível em: https://medium.com/7bits/persona-de-design-o-que-%C3%A9-como-fazer-f5890d22a8f4

PERSONAS: entenda o conceito e conheça o seu cliente ideal. MJV Innovation, 2022. Disponível em: https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/personas-uma-ferramenta-poderosa-no-design-thinking-2/

DUTRA, Rian. Fundamentos sobre personas para UX Design. Designr, 2018. Disponível em: http://designr.com.br/fundamentos-sobre-personas-para-ux-design/

Cabeçalho 5

POR QUE criar Personas? UX Collective BR, 2017. Disponível em: <https://brasil.uxdesign.cc/por-que-criar-personas-bc796a1ffc7e>. Acesso em: 20 jun. de 2023.

 

PERSONA: o que é, como definir e por que criar uma para sua empresa [+ exemplos práticos e um gerador]. Portal Resultados Digitais, 2022. Disponível em: <https://resultadosdigitais.com.br/marketing/persona-o-que-e/>. Acesso em: 20 jun. de 2023.

 

PERSONA. Design Toolkit UOC. Disponível em: <http://design-toolkit.uoc.edu/es/persona/>. Acesso em: 28 jun. de 2023.

bottom of page