Características
Duração Média
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Qualitativa;
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Comportamental
Participantes
5 - 10
Nível
Médio
Material
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Câmeras fotográficas
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fichas
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canetas
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diários
O QUE É
De acordo com Boehner et. al. (2007), as sondas culturais constituem-se como uma abordagem interpretativa, que faz uso de objetos projetados e tarefas provocativas que servem para dar suporte à inclusão dos futuros usuários nas etapas iniciais do processo de design. O objetivo a partir da sondagem é coletar informações quebradas sobre como as pessoas vivem e entender o que pensam.
As sondas não são focadas em analisar os dados de maneira objetiva, mas sim, voltar as atenções subjetivamente, concentrando-se nas implicações culturais do futuro design e encontrar formas de criar novas possibilidades para um novo serviço ou produto.
APLICAÇÕES
As sondas culturais podem estar presentes nas seguintes fases de um projeto:
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Compreensão: Em sua fase inicial, podem ser usadas com o intuito de reunir dados, analisar e selecionar as ideias, que direcionam a definição dos objetivos a serem alcançados, bem como os assuntos a serem abordados, por meio das sondas culturais. Esta fase pode auxiliar a organizar e pensar as possíveis tarefas das próximas etapas do projeto.
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Experimentação: Nesta fase, depois de preparados os materiais, as sondas culturais são entregues aos participantes, de modo que possam ser usadas para ajudar a identificar possíveis padrões de comportamento, dados importantes, etc. Esta fase pode ser utilizada para direcionar o que é necessário para geração de alternativas.
COMO UTILIZAR
Fazendo uso de uma abordagem participativa e utilizando métodos menos invasivos que possibilitam acesso a questões íntimas e pessoais, os usuários descrevem seus sentimentos, atitudes e experiências de acordo com a realização das atividades propostas nas sondas. Suas atividades são tipicamente focadas na descrição dos contextos e práticas atuais, como também na exploração de oportunidades futuras de design. As sondas podem ser desenvolvidas individualmente ou em grupo, e podem ser utilizadas diferentes técnicas, como kits com câmeras fotográficas, fichas, diários, mapas, entre outros, podendo o kit ser alterado de acordo com os desdobramentos do projeto em curso.
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Identificar o tema ou problema a ser explorado;
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Definir o público a ser pesquisado;
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Coletar, analisar e compilar os dados em mapas mentais que irão direcionar posteriormente a definição dos objetivos a serem alcançados e assuntos a serem abordados por intermédio das sondas culturais;
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Discutir, utilizar sessões de brainstorming para a geração de ideias e posteriormente materializar as sondas;
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Entregar as sondas aos usuários selecionados, explicar o objetivo da pesquisa as atividades a serem realizadas e o tempo estipulado;
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Recolher as sondas após o prazo estipulado, fazer uma análise preliminar do material e, posteriormente, iniciar uma discussão mais aprofundada acerca dos temas específicos, utilizar a técnica de brainstorming para a geração de alternativas;
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Selecionar uma ou mais alternativas para possível desenvolvimento, com base na percepção, construída a partir dos resultados das sondas, acerca do contexto pessoal do público analisado;
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Elaborar, desenvolver e finalizar as soluções propostas;
MATERIAIS DE APOIO
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LEGROS, Catherine. Designing Cultural Probes. Medium, 2018. Disponível em: <https://medium.com/@catherinelegros/designing-cultural-probes-31f2c62b9dcf>.
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Cook, J.S. Simple Digital Camera Designed for Cultural Probes. Medium, 2018. Disponível em: <https://medium.com/@JeremySCook/simple-digital-camera-designed-for-cultural-probes-e6ee0ff030c5>.
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ERVE, D.V. Cultural Probes - Qualitative Contextual Design Research. [Tilburgo]: Dirk van Erve, 2011. 1 vídeo (6 min). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=EJqpUG4pJIE&ab_channel=DirkvanErve>.
Cabeçalho 5
BOEHNER, Kirsten et. al. How HCI Interprets the Probes. Anais… CHI 2007 Designing for Specific Cultures. San Jose, CA, USA, abr./maio, 2007.
ZACAR, C. R. Hasegawa. O USO DE SONDAS CULTURAIS NO PROCESSO DE DESIGN DE PRODUTO: uma experiência com estudantes de graduação, p. 1395-1405 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v.
LOBATO, Fernanda Hoffmann. PROPOSTA DE MODELO DE DESIGN PARTICIPATIVO NA CONSTRUÇÃO DE INTERFACES NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DIGITAIS. 2022.