Características
-
Qualitativa
Duração Média
Participantes
-
Indeterminado
Nível
Material
-
Smartphones dos próprios participantes.
O QUE É
É uma ferramenta que permite que a pesquisa etnográfica aconteça independente da participação do pesquisador, o que permite que ela seja feita sem limitações geográficas, ainda mais considerando os avanços tecnológicos. Segundo Stickdorn et al. (2020) os participantes documentam suas próprias experiências por meio de fotos, textos, vídeos, etc. Tais registros permitem a geração do perfil dos participantes. Diferentemente das Sondas Culturais, os participantes não são guiados.
APLICAÇÕES
Esta ferramenta faz parte da etapa exploratória do projeto de design e permite que os participantes da pesquisa definam seus pontos de contato e observações com relação a um produto ou serviço uma atividade específica sem a participação direta do pesquisador, de forma remota. O participante registra suas interações de diversas formas (vídeo, áudio, por escrito) e reporta para o pesquisador.
COMO UTILIZAR
-
Defina as informações a serem coletadas.
-
Defina perguntas diferentes para cada perfil de participante.
-
Ao convidar os participantes, dê instruções claras e breves de como fazer a documentação.
-
Os participantes podem fazer a documentação com seus próprios smartphones.
-
Defina perguntas diferentes para cada perfil de participante.
-
Após coletar os dados, sintetizar e analisar os resultados.
MATERIAIS DE APOIO
Cabeçalho 5
STICKDORN, M.; SCHNEIDER, J. Isto é design thinking de serviços. Porto Alegre: Bookman, 2014.
STICKDORN, M.; HORMESS, M.; LAWRENCE, A.; SCHNEIDER, J. Isto é design de serviços da prática: como aplicar o design de serviços no mundo real. Porto Alegre: Bookman, 2020.