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Proposta de Valor

Auxilia a criar valor para seu usuário, tornando a sua solução relevante para ele.

Características

Duração Média

Participantes

  • Comportamental;

  • Qualitativa;

  • Adaptativa;

  • Exploratória;

  • Avaliativa;

  • Observacional.

Nível

Médio / Alto

Material

O QUE É

Esta ferramenta permite uma melhor compreensão da necessidade do usuário para a entrega de uma solução (produto/serviço) alinhada à sua expectativa. 

 

Permite um detalhamento sobre a razão pela qual o segmento de usuários/clientes opta por aquele produto/serviço. Assim, permite aos designers uma melhor compreensão da necessidade do usuário para a entrega de uma solução alinhada à expectativa do usuário. 

 

A ferramenta possibilita o detalhamento da relação Cliente x Proposta de valor, além de destacar o papel dos envolvidos. Por meio da ferramenta é possível alinhar estes dois campos (o que se produz e para quem) para se criar produtos/serviços conectados às necessidades e desejos do segmento de público.

APLICAÇÕES

Normalmente aplicada para estruturação de modelos de negócio, pode ser adaptada à definição de características e avaliação de produtos/ serviços desenvolvidos, para que sua implementação seja feita de modo adequado.

 

Deste modo, sua aplicação é indicada nas fases iniciais de um projeto, para entender as necessidades dos usuários/clientes e definir características do produto, ou, quando o produto já existe, pode ser aplicada de modo a avaliar se o produto está  adequado às necessidade do cliente. Outra aplicação se dá na estruturação do processo de vendas, direcionando-o para atender às necessidades dos clientes.

COMO UTILIZAR

Esta ferramenta investiga mais profundamente dois campos do Business Model Canvas proposto por Osterwalder: o perfil do cliente e a proposta de valor, demandando dedicação e empatia de quem a está elaborando. O perfil do cliente esclarece a compreensão do cliente; no mapa de proposta valor é descrito como se pretende criar valor para este cliente. A proposta ideal é alcançada quando o mapa de valor atende ao perfil do cliente.

 

A base de dados para aplicação desta ferramenta pode ser a mesma utilizada na elaboração de Personas: pode ser uma base de dados secundária, com dados que apresentem características e necessidades do segmento de público definido para o produto. Caso queira se aprofundar mais, pode ser realizada uma pesquisa básica com o público, por meio da aplicação de diferentes ferramentas de pesquisa.

• Perfil do cliente

Sugere-se iniciar a utilização da ferramenta pelas informações do cliente. Este campo é dividido em tarefas, dores e ganhos. 

  1. Selecione o segmento de cliente;
     

  2. Tarefas: listar em tópicos o que os clientes estão tentando realizar em seu trabalho ou em sua vida. Podem ser tarefas que estão tentando realizar e completar, problemas que estão tentando resolver ou as necessidades que estão tentando satisfazer. Distinguir entre três tipos principais de tarefas: funcionais, sociais e emocionais;
     

  3. Dores: apontar qualquer coisa que aborrece seu cliente antes, durante ou depois de realizar uma tarefa relativa a custos financeiros, emoções negativas ou riscos;
     

  4. Ganhos: apontar os benefícios que seu cliente espera, deseja ou pelos quais seria surpreendido. Podem ser utilidades funcionais, ganhos sociais, emoções positivas ou ganhos econômicos;
     

  5. Priorizar as tarefas da mais importante à mais insignificante; classificar as dores como severas ou leves, indicando a sua frequência; priorizar os ganhos em essenciais e desejáveis.

• Mapa de proposta de valor
 

Também composto por três campos: produtos e serviços, analgésicos e criadores de ganhos.

  1.  Produtos e serviços: listar todos os produtos e serviços da proposta de valor existente.
     

  2. Analgésicos: descrever como seus produtos e serviços atualmente ajudam os clientes a aliviar as dores identificadas, eliminando resultados, obstáculos ou riscos. 
     

  3. Criadores de ganhos: descrever como os produtos e serviços atingem os resultados e atingem benefícios desejados.
     

  4. Classificar os produtos e serviços, analgésicos e criadores de ganhos essenciais para os clientes.

Botão PROPOSTA DE VALOR
MATERIAIS DE APOIO

Ramon Lameira. Medium (2017). Usando o CANVAS de Proposta de Valor para entender seu cliente. Disponível neste link.

Colisões. Canvas da Proposta de Valor, o que é e como usar. Disponível neste link.

Ramon Lameira. Medium (2017). Usando o CANVAS de Proposta de Valor para entender seu cliente. Disponível neste link.

Colisões. Canvas da Proposta de Valor, o que é e como usar. Disponível neste link.

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