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Análise de Viabilidade

O sucesso da sua solução depende do desenvolvimento de uma estratégia de sistema viável.

Características

Duração Média

  • Atitudinal;

  • Qualitativa;

  • Adaptada;

  • Avaliativa;

  • Self Reporting.

Participantes

Nível

  • Baixo

Material

O QUE É

É uma ferramenta focada em desenvolver um modelo de geração de receita que seja sustentável para a manutenção do seu projeto.

Uma estratégia de rentabilidade que possa sustentar aquilo que você tem a oferecer pode garantir o sucesso da sua solução no longo prazo.

 

Permita que o valor oferecidos aos usuários e/ou clientes funcione como o ponto de partida para projetar os sistemas habilitantes ao redor da sua solução.

APLICAÇÕES

Para fazer essa análise de viabilidade da sua solução, responda as questões abaixo.
 

Foque em uma solução de cada vez. Se tiver um grupo grande, este pode ser separado em duplas ou trios, com cada equipe focando-se em uma pergunta.

Você pode registrar as respostas em um quadro ou em um papel.

 

1. Proposta de Valor para o Cliente
 

  • Qual é a proposta de valor para o cliente final?
     

Para responder, relembre a utilização de protótipos e feedback dos usuários/clientes, destacando os aspectos que eles mais valorizaram.

 

  • Quanto vale a solução para o cliente final?

2. Fontes de receita

 

  •  A solução é um produto, um serviço ou os dois?
     

  • Quanto cada cliente participante irá pagar?
     

  • Como pagam os clientes: com dinheiro, com trocas ou mercadorias, com trabalho ou de outros jeitos?

 

Considere os modelos de cobrança abaixo para inspirar suas ideias:

Como seria a nossa solução se ela fosse...

...só para sócios / por assinatura?
...dada de presente, partilhando o lucro produzido?
...o 1º produto de graça, o refil vendido?
...subsidiada? Por quem?
...dada como produto, vendida como serviço?
...serviço apenas?
...pagamento por uso?

3. Incentivos dos Stakeholders

 

  • Como esta solução oferece valor para cada um dos envolvidos?

  • Quais são os incentivos para participação dos interessados?

 

  • Quais os desafios ou fatores desmotivadores?

  • Como podemos adaptar a solução para evitar estes fatores desmotivadores?

MATERIAIS DE APOIO

IDEO. Human Centered Design: Kit de Ferramentas. 2ª edição. Português. Colab.: PINHEIRO, Tennyson; COLUCCI, José Jr.; MELO, Isabela de.

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