Características
-
Atitudinal;
-
Qualitativa;
-
Adaptada;
-
Generativa;
-
Avaliativa;
-
Participativa;
Duração Média
–––
Participantes
–––
Nível
Alto
Material
–––
O QUE É
Desenhe um modelo de negócio social, ambiental e economicamente sustentável.
APLICAÇÕES
A principal diferença do Canvas de Modelo de Negócio tradicional para o Canvas B é que este ajudará a manter o foco no problema socioambiental a ser abordado e no propósito central da iniciativa.
Também há espaço para definir métricas de impacto sustentável, para medir o quanto a sua solução fará a diferença no mundo.
Pode ser usado tanto na etapa de Ideação quanto na de Implementação.
COMO UTILIZAR
Aqui vão algumas dicas de como preencher o Canvas B:
Comece pelos 3 P’s: Problema Identificado, Propósito e Proposta de Valor.
-
Problema Identificado: Descreva em uma frase qual problema socioambiental sua solução se propõe a abordar.
-
Propósito: Explique qual a razão de existir do seu de negócio de impacto.
-
Proposta de Valor: Quais são os produtos e/ou serviços que são as estrelas da solução?
-
Atividades-chave: Quais são as atividades mais importantes para atingir o seu propósito?
-
Recursos-chave: Enumere quais são os ativos mais importantes para o seu propósito.
-
Cadeia de Valor: Quais são os seus parceiros/stakeholders que têm um propósito em comum?
-
Estrutura de Custos: Descreva todos os custos incluídos para operar o modelo de negócio.
-
Métricas de Impacto: Defina os impactos ambientais e/ou sociais esperados.
-
Fontes de Receita: Explique como você gera lucros.
-
Relações: Descreva como você se relaciona com clientes e/ou comunidades impactadas pela sua solução.
-
Canais: Apresente como você distribui sua proposta de valor. Lembre de minimizar o impacto ambiental.
-
Segmentos: Aponte aqueles para quem você resolve um problema e/ou aqueles para quem você vende a sua proposta de valor.
MATERIAIS DE APOIO
MEA, Giselle Della. El Canvas B: Diseñando modelos de negocios sostenibles. InnoDriven by 3VECTORS. Disponível aqui.