top of page

Brainstorming

Os estímulos certos para gerar uma chuva de ideias.

Características

Duração Média

Participantes

Nível

Material

  • Comportamental;

  • Inovadora;

  • Parte do Processo de Design; Qualitativa;

  • Generativa.

O QUE É

É uma ferramenta focada em estimular a criatividade e a geração de possíveis soluções a ponto de gerar, como o nome sugere, uma "chuva de ideias".

Essa técnica é focada na quantidade de ideias geradas (e não necessariamente na qualidade), que podem ser categorizadas e avaliadas em conjunto posteriormente.

APLICAÇÕES

Pode ser usada quando há uma pergunta-chave a ser respondida na geração de alternativas.

Há algumas boas práticas para que a sessão de brainstorming flua bem:
 

Facilitador neutro: Ele/a tem a tarefa de registrar as ideias geradas e cuidar para que todas as regras sejam respeitadas. Além disso, ele motiva o time, relembrando a pergunta a ser respondida e não deixando o grupo se sentir desmotivado.


Pergunta clara: De início, precisamos de uma provocação objetiva. Ex.: “Como garantir que o público idoso lembrará de tomar os remédios?”. Isso vai definir o rumo da geração de ideias nos próximos minutos. Ela pode ficar escrita bem grande em um quadro, tela ou cartaz durante a sessão.


Limite de tempo: Para dar senso de urgência ao desafio e estimular a criatividade, antes de começar delimita-se o tempo para dar ideias. Isso pode variar, mas geralmente 15–20 min são suficientes para manter a atividade intensa. Não é aconselhável manter uma sessão de brainstorming por mais de 30 min, pois a atividade pode tornar-se cansativa, comprometendo a qualidade das ideias.


Sem censura: Como a intenção é de estimular a criatividade, não há espaço para comentários negativos sobre a solução dos outros. É importante deixar isso claro aos participantes antes de começar. As ideias conservadoras e as mais revolucionárias devem receber o mesmo tratamento.


Registro cuidadoso: Já que não há censura, todas as soluções expostas devem ser registradas uma de cada vez, seja escrevendo em post-its, em um quadro ou em um papel bem grande. Esse é um dos trabalhos do facilitador da sessão.
 

Classificar: Ao final do tempo determinado, é esperado que se tenha um grande número de possíveis soluções anotadas. Pode-se sugerir um intervalo de 5 min, depois parte-se para a classificação das ideias. Esta pode ser feita por categorização, votação ou desenhando uma matriz com critérios importantes para determinar o potencial de cada solução (Ex.: Facilidade de execução x Sustentabilidade econômica).

MATERIAIS DE APOIO

LUPTON, Ellen. Intuição, Ação, Criação: Graphic Design Thinking. São Paulo: Editora G. Gili, 2013.

bottom of page