Características
Duração Média
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Atitudinal;
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Tradicional;
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Self reporting;
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Qualitativa;
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Exploratória.
Participantes
Nível
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Médio
Material
O QUE É
É uma técnica de visualização de informações que pode ser usada como uma ferramenta de tomada de decisão. Seu objetivo é revelar como as pessoas pensam sobre um espaço problemático e visualizar como elas processam e compreendem sua experiência. À medida que o mapa é construído, os padrões subjetivos de raciocínio do participante podem ser revelados e a natureza subjacente do problema exposta.
Primeiramente, os mapas cognitivos foram projetados especificamente como uma ferramenta de tomada de decisão que pode informar a direção estratégica. O formato e a estrutura não requerem um nó (ou conceito) central que funcione como o foco da visualização e raramente incluem imagens. Em vez disso, os nós de um mapa cognitivo são compostos pelas palavras e frases exatas faladas pelos participantes.
Cada nó pode ter quantas associações de entrada e saída forem necessárias, e essa flexibilidade é como os conceitos mais importantes são identificados rapidamente. A natureza dos links em um mapa cognitivo comunica causa e efeito. Eles devem ser lidos, pois o nó "x" pode levar ao nó "y" ou o nó "x" pode implicar o nó "y".
APLICAÇÕES
O mapeamento cognitivo pode facilitar o processo de anotações durante as entrevistas e durante a transcrição de dados qualitativos baseados em texto. O mapeamento cognitivo fica mais fácil com a experiência, e os mapeadores iniciantes devem tentar praticar a técnica usando transcrições existentes ou entrevistas gravadas antes de aplicá-la em campo.
A técnica foi usada para o desenvolvimento de agendas e estratégias e, quando são produzidos mapas de "grupo" que unem vários pontos de vista, os mapas podem servir como uma poderosa ferramenta de criação de consenso. As diretrizes sobre a construção de mapas cognitivos foram propositalmente escritas para permanecerem flexíveis. O uso da ferramenta pode ser considerado bem-sucedido quando fornece um andaime para pensar, explorar e criar novas construções de significado que ajudam pessoas e grupos a alcançar a resolução de problemas.
MATERIAIS DE APOIO
MARTIN, B.; HANINGTON, B. Universal Methods of Design: 100 Ways to Research Complex Problems, Develop Innovative Ideas, and Design Effective Solutions. Rockport Publishers, 2012